Ponto Maurício Joppert, atual Hélio Serejo, capa de revista |
Iniciada no governo do presidente Juscelino Kubitscheck é inaugurada oficialmente em 21 de agosto de 1965, a ponte Maurício Joppert, ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso. A ponte mede 2.550 metros de comprimento por 12,7 m de largura e comporta tráfego normal de veículos em duas pistas.
Até então a travessia do rio Paraná entre Presidente Epitácio (SP) e Porto XV de Novembro, nas imediações de Bataguassu, representava um entrave para o intercâmbio comercial entre os dois Estados. Nas duas margens do rio formavam-se filas enormes de veículos,principalmente caminhões lotados de mercadorias, que aguardavam pacientemente a vez para o transporte através de balsa que demorava mais de uma hora para atravessar.
"Com a entrega ao tráfego da ponte Maurício Joppert - viu-se na época - verificou-se imediatamente alta considerável dos preços de terras nos municípios de Bataguaçu, Anaurilândia e Dourados, no Estado de Mato Grosso. Registrou-se também mais demanda de informações sobre as possibilidades imediatas do território sulino de Mato Grosso, onde grandes organizações industriais e comerciais pretendem montar fábricas e agências".
A rodovia entre Epitácio e São Paulo era totalmente pavimentada. As BRs 34 (hoje BR-267) e 16 (hoje BR-163), ligando Porto XV, Campo Grande e Cuiabá eram estradas de chão.
Seu nome mudou para Hélio Serejo, pela lei 12.610 de 10 de abril de 2012, em homenagem ao escritor sul-matogrossense, falecido em 2007 que residia há muitos anos no município de Presidente Epitácio (SP).
FONTE: Revista Brasil-Oeste, Brasil-Oeste Editora Ltda., São Paulo, agosto de 1965 (n° 107), página 29.
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