Projetada
a princípio para ligar Bauru a Cuiabá, mudando em
seguida para o atual trajeto, era iniciada em Bauru, em 15 de novembro de
1905, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com o assentamento dos
trilhos em território paulista. Em setembro do ano seguinte eram abertos ao
tráfego “os primeiros 92 quilômetros, com a presença de altas autoridades,
recebendo a última estação do percurso, o nome de Lauro Müller, ministro da
Viação, que presidira a solenidade. A 13 de maio de 1910 todo o trecho até
Itapura , na margem esquerda do Tietê, próximo à desembocadura do Paraná,
estava concluído".
Em 1908 foi iniciado o trecho no Sul de Mato Grosso, com duas frentes de trabalho: uma começando em Itapura e outra em Porto Esperança. Em 1914 a obra foi entregue ao tráfego, com o encontro das duas frentes em Campo Grande no dia 31 de agosto.
FONTE: Lécio
G. de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd.,
página 104
FOTO: Primeira
estação da ferrovia em Baurú, acervo do jornal Noroeste, ferrovia da
integração, de Bauru.
Comentários
Postar um comentário