Cemitério da fazenda Passatempo em Rio Brilhante |
Em seu percurso adormeciam serenamente, sem pensar nos perigos que lhes poderiam surgir pela vida tornando-se valentes e destemidos bandeirantes enfrentando a frialdade das noites e a intensidade dos raios solares pelas estradas incultas, sem nem sequer encontrarem algum abrigo bom ou ruim, atravessando os areais do Sucuriu, do Pardo e depois subindo até atingir o Anhanduí e chegando satisfeitos na tão almejada Vacaria.
Os irmãos tomaram posse de praticamente todos os chamados campos de Vacaria. Inácio ficou com a fazenda Passatempo, posse limitada com seus três irmãos. Desta fazenda, informa Ledir Marques Pedrosa, “Inácio fez doação ao governo da província de uma gleba de terras à margem direita do rio Nioaque com a finalidade de instalarem um posto do Exército para deterem a invasão paraguaia, que ele já estava prevendo acontecer de uma hora para outra. A esta vila deu-se o nome de Santa Rita de Nioaque. Quando o governo aceitou a oferta, enviou um contingente do Exército com o seguinte acordo que Inácio ajudasse a construir o aquartelamento e servisse a tropa de todo mantimento, enquanto ali permanecesse.
De numerosa geração de descendentes, Inácio era avô de Vespasiano Barbosa Martins e bisavô do ex-governador Wilson Barbosa Martins.
FONTE: Ledir M. Pedrosa, Origem, Histórico e bravura dos Barbosas, edição da autora, Campo Grande, 1980. Página 43.
Perfeito,minha família tmb Barbosa veio de franca, abitaram região do Rio do Peixe afluente do Rio Taquari Coxim. Tmb os Garcia Tosta, Pereira França e Alves Moraes que descendo tmb veio de Franca e abitaram essa vasta Região do Sucuriú, Rio Verde Rio Jauru e Camapuã.
ResponderExcluirProcuro pela descendência de minha bisavó - Guilhermina Barbosa da Silva. Seus pais sairam de Pouso Alegre ou Cachoeira. O seu 1o casamento foi nessa localidade com Felisberto da Silva Santos. Procuro pela sua certidão de nascimento. Já descobri quem sõ os seus pais.
ResponderExcluir